Ventilação eficaz para a cozinha no apartamento e casa privada
Todo mundo sabe que uma boa ventilação na cozinha é parte integrante de um microclima saudável de um apartamento ou de uma casa particular. A fim de ajudar o canal tradicional do sistema de ventilação natural, localizado sob o teto, agora é costume instalar um exaustor sobre o fogão e / ou exaustor de cozinha um furo no canal. No entanto, nem todos entendem que a ventilação compulsória forçada e analfabeta pode não apenas produzir o efeito desejado, mas também prejudicar significativamente o funcionamento do sistema de ventilação natural. Considere como fazer um capô na cozinha em um apartamento ou casa eficiente e segura.
Por que exaustão de ventilação na cozinha
Durante o processo de cozimento, várias substâncias nocivas são liberadas no ar. Eles podem ser divididos em dois grupos: mortal e muito prejudicial.
Poluição “cozinha” perigosa
- Monóxido de carbono (monóxido de carbono, CO) – uma substância venenosa, em alta concentração levando primeiro a envenenamento, em seguida, a morte humana. Os proprietários de fogões elétricos não têm com o que se preocupar, esta técnica não é uma fonte de CO.
Monóxido de carbono é formado pela queima natural ou biogás, cozinhar em um forno de lenha tradicional. O monóxido de carbono é especialmente perigoso e, por não cheirar, a pessoa pode não sentir sua presença e acumulação na sala. O monóxido de carbono não é absorvido pelos filtros de carbono, o extrator, incluído no modo de filtragem de ar, é inútil na luta contra o CO.
- Cada vez que um queimador de gás ou um aquecedor de água é ligado, uma pequena quantidade de gás natural não queimado entra na sala. Um sistema de ventilação natural funcionando normalmente é projetado para um nível similar de liberação de gás e pode lidar com isso muito bem.
É outra questão se houver vazamento de equipamentos ou tubulações de gás. O gás doméstico em si não tem cheiro, mas acrescenta um perfume “fétido” – mercaptano etílico. Sentindo o “cheiro de gás”, você deve imediatamente abrir as janelas e ligar para o serviço de emergência.
Melhorar significativamente a segurança das pessoas ao usar equipamentos de gás ajudará a instalar detectores de vazamento de gás e a disponibilidade de CO. Os sensores em caso de perigo podem emitir um sinal de perfuração ou controlar um servo-drive que corta automaticamente o suprimento de gás do tronco e notifica o serviço de emergência sobre o problema.
Nocivo sujar na cozinha
- Prato de cozinha que se destaca ao fritar os alimentos. É um suspenso no ar partículas voláteis, principalmente óleos e gorduras. Após forte aquecimento em uma frigideira, substâncias alimentares inofensivas se tornam prejudiciais às propriedades humanas, incluindo substâncias cancerígenas. Na melhor das hipóteses, sujeira e fuligem se instalam em paredes, móveis e utensílios, na pior das hipóteses, em nossos pulmões.
- Além disso, quando cozinhar, o vapor de água é formado. Claro, é quase inofensivo em comparação com outros tipos de poluição. Mas não há benefício da evaporação, a umidade excessiva não melhora o microclima na sala.
Do que foi dito acima, pode-se concluir que a ventilação eficaz e em funcionamento constante da cozinha é extremamente importante. Se é uma questão de higiene e limpeza para os proprietários de fogões elétricos, para aqueles que usam fogão a gás indoor (fogão, forno a lenha) para cozinhar – esta é uma questão de segurança.
Proprietários de fogões a gás devem prestar muita atenção à operabilidade do sistema de ventilação, verificar periodicamente a presença de tração no duto de ventilação. Se na cozinha, além do fogão, estiver instalada uma coluna de gás ou uma caldeira de aquecimento, o funcionamento normal da ventilação natural de exaustão torna-se ainda mais importante.
Sistemas de ventilação de cozinha: natural ou forçado
Muitos consumidores estão se perguntando: que tipo de capuz na cozinha é melhor, natural ou forçado? Nós respondemos: ambos são melhores. Capuzes naturais e forçados, embora sirvam um propósito comum, não se substituem. Necessário para a cozinha em um apartamento ou uma casa privada é um sistema de ventilação natural. Mais uma vez, o valor especial da disponibilidade e disponibilidade do sistema de ventilação natural é para uma sala com aparelhos a gás.
Ventilação de exaustão forçada para a cozinha, uma coisa boa, até mesmo muito. Mas opcional. Pode-se argumentar que a ventilação natural proporciona um maior grau de segurança e ventilação forçada – conforto.
Vamos considerar com mais detalhes as possibilidades de diferentes tipos de ventilação, seu arranjo, vantagens e desvantagens.
Ventilação natural na cozinha
O sistema de ventilação natural é bem conhecido por todos os proprietários de apartamentos através de canais na parede da cozinha e banheiro, indo para o telhado da casa. Gases nocivos e ar poluído são removidos através do ventankanal, frescos vem através de rachaduras nas janelas ou válvulas especiais de ventilação nas paredes ou caixilhos das janelas. Ar quente, aquecido no fogão, devido a uma menor densidade, naturalmente tende a escapar do quarto para cima, para a rua onde a temperatura é mais baixa.
Ventilação corretamente arranjada com calado natural remove uma quantidade relativamente pequena de ar por unidade de tempo, mas faz isso o tempo todo. O Ventkanal, localizado sob o teto, é capaz de lidar com um pequeno vazamento de gás natural, que é mais leve que o ar e sobe até o teto.
O monóxido de carbono, que é formado em quantidades relativamente pequenas a partir dos queimadores de trabalho do fogão a gás, também é removido com sucesso por ventilação natural. Um pouco menos ventilação natural remove odores de cozinha e umidade excessiva quando cozinhar intensidade moderada.
É necessário verificar periodicamente, pelo menos uma vez por mês, a presença de calado suficiente no ducto de ventilação. Pode ser verificado sem instrumentos especiais: se a folha de papel “grudar” no buraco, há tração.
O que é bom e o que é ruim neste sistema:
Vantagens do sistema de ventilação natural
- Ventilação com calado natural funciona continuamente com raras exceções (veja abaixo, em “minuses”).
- Fornece ventilação geral da habitação em conjunto com os dutos de ventilação nos banheiros.
- Copes com os principais tipos de contaminantes perigosos liberados durante o cozimento. Garante segurança com um pequeno vazamento de gás. A ventilação natural é aceitável para remover os odores da cozinha e a umidade excessiva ao cozinhar com intensidade moderada.
- A ventilação natural é “livre”. Em um apartamento ou uma casa particular, construída de acordo com os códigos de construção, está disponível por padrão. Equipamento que exigiria fixação, não. Eletricidade não é necessária.
- Trabalho tranquilo.
Contras da ventilação natural
- No tempo quente e no período de entressafra, com o súbito aquecimento do ar exterior após um tempo frio prolongado, a eficiência do sistema de ventilação natural diminui drasticamente. Sob circunstâncias adversas, o movimento inverso do ar pode ocorrer: ele começará a fluir através do canal da rua para a sala. Para uma cozinha com um fogão a gás instalado, isso pode ser muito perigoso, especialmente se houver um aquecedor de água a gás. No calor e durante um descongelamento repentino, recomenda-se ventilar a sala através de janelas abertas.
- A ventilação natural remove uma quantidade relativamente pequena de ar por unidade de tempo. Se os donos decidiram fritar uma frigideira de espeto completo, o sistema de ventilação não aguenta e a “fragrância” de cozinha persistente espalhará imediatamente a todas as salas.
- A ventilação funciona normalmente apenas se houver um volume suficiente de entrada de ar pelo exterior. Janelas de plástico modernas, ajustadas “para o inverno”, com fechamento completo são quase herméticas. Para garantir a saída de ar para o canal, você deve abrir as janelas durante o cozimento, pelo menos no modo de micro-ventilação.
- O ducto de ventilação pode estar entupido com neve, detritos. vizinhos egoístas e tecnicamente analfabetos acima pode bloquear ventilação inquilinos menores, organizando um nicho sob o refrigerador em sua cozinha, removendo ventshahty ou parte dela.
- É necessário verificar regularmente o projecto e, se necessário, limpar os dutos de ventilação.
Como fazer ventilação natural na cozinha
Ventilação para a cozinha no apartamento, construído de acordo com as normas, existe, você só precisa verificar o seu desempenho. Mas como fazer corretamente a ventilação natural em uma casa particular? Os dutos de ventilação devem estar localizados em locais “sujos”: cozinha, banheiro, banheiro, sala de aquecimento, sala de serviço, balneário. Para ventilar toda a casa, e não apenas a cozinha, a entrada de ar deve ser feita a partir de instalações “limpas”: sala de estar, sala de jantar, quartos.
Projetar ventilação, se tudo for feito de acordo com os padrões de construção e higiene, envolve o cálculo de muitos parâmetros do sistema. Ao determinar a seção transversal dos dutos de ventilação, o tipo de equipamento instalado, o volume de instalações, a construção do prédio, as condições climáticas do terreno são levadas em consideração.
O cálculo é complexo para um leigo que desejam se aprofundar no assunto pode aprender SP 60.13330.2012, 54.13330.2011, 62.13330.2012, 131.13330.2012, 7.13130.2011 e Sanpin 2.1.2.2645-10. Nós só damos as principais recomendações, que, em nossa opinião, é suficiente para o dispositivo de ventilação natural na maioria das casas particulares:
- Na presença de quatro placas, o volume do ar de exaustão deve ser de pelo menos 90 m3 / h. Para fazer isso, basta trazer para o telhado um duto de exaustão vertical com uma seção de pelo menos 0,02 m2. Isto corresponde a um duto circular de 16 cm de diâmetro ou um quadrado de 14 × 14 cm de tamanho (em meio tijolo). Mais – você pode, menos – você não pode.
- A entrada para o canal deve estar localizada na parede a uma distância de 15-30 cm do teto ou no próprio teto. A última opção pode ser implementada em uma casa particular.
- Para que o calado natural seja suficientemente estável, o canal deve ser relativamente alto. O empuxo ótimo é garantido com uma altura de canal de pelo menos 5 metros. Além disso, não deve estar frio. No canal, localizado fora do edifício e não isolado, na estação fria, o calado será fraco ou não será de todo. Em uma casa particular, os dutos de ventilação são melhor colocados no centro da casa, mais perto do cume.
Ventilação de exaustão forçada
O sistema de ventilação, onde o ar poluído é removido por um ventilador, é chamado de forçado.Os exaustores da cozinha podem ser instalados de várias maneiras:
- Monte diretamente no ventilador vertical existente de exaustão natural, indo para o telhado.
- Faça um buraco na parede externa, onde o exaustor e jogue fora o ar poluído diretamente da sala.
- Você pode pendurar um exaustor sobre o fogão com um ventilador embutido. O duto de ar do exaustor deve ser levado para o duto de ventilação existente ou para um orifício adicional na parede.
- Inserir o ventilador na folha de janela do “modelo soviético”, você recebe uma capa de janela simples e barata.
Vantagens e desvantagens da ventilação forçada
Prós:
- A ventilação com tiragem forçada com um dispositivo adequado tem uma alta produtividade e é potencialmente capaz de remover rapidamente quantidades significativas de ar poluído com cozimento intensivo.
- O exaustor, instalado diretamente acima do fogão, removerá a maior parte dos contaminantes antes que eles entrem na sala. Como resultado, a limpeza da cozinha será muito mais fácil.
Contras:
- O ar contaminado é removido apenas enquanto a ventoinha do exaustor estiver funcionando na cozinha.
- Um sistema forçado custa dinheiro: um ventilador para a cozinha ou um exaustor, sua manutenção e a energia gasta têm seu preço.
Como instalar corretamente o exaustor em um duto de ventilação natural
Ao instalar o ventilador, os seguintes pontos devem ser considerados:
- Se o exaustor da cozinha tiver uma válvula de retenção que impeça a entrada de ar na sala quando o ventilador não estiver funcionando, essa válvula deve ser removida. Caso contrário, o trabalho de extração natural será interrompido.
- Um ventilador doméstico comum e barato do design axial não foi projetado para remover o ar do canal vertical. A capacidade indicada no passaporte (o volume de ar a ser removido por unidade de tempo) será percebida somente se o ventilador remover o ar do canal horizontal, e mesmo assim não muito longo.
Quando conectado a um capuz natural, o ventilador barato será difícil de superar a resistência do atrito e da coluna de ar, seu desempenho visivelmente cairá em comparação com o indicado. Quanto mais alto o canal, maior a queda.
- Há ventiladores domésticos especiais de design centrífugo, projetados para operação em canais verticais. A queda na produtividade, dependendo da altura do canal, não é tão grande quanto a dos axiais. O desempenho real ao trabalhar em um canal vertical será próximo do declarado.
Os exaustores centrífugos para a cozinha podem ser embutidos ou suspensos. Desvantagens de ventiladores centrífugos: preço alto (são cinco vezes mais caros que contrapartes axiais) e dimensões relativamente grandes.
Assim, o ventilador axial é barato, mas é de pouca utilidade na instalação de um canal de ventilação natural. Centrífugo é eficaz, mas caro. Uma alternativa adequada é instalar o ventilador em um duto horizontal, que é conduzido para fora através da parede externa. Neste caso, você pode usar um ventilador axial barato no capô sem comprometer seu desempenho.
Ao canalizar através de uma parede, é necessário instalar uma válvula de retenção na saída a partir do exterior. Infelizmente, nem sempre é possível fazer um buraco na parede, se for um apartamento da cidade. Mas isso não é um problema em uma casa particular.
Características da instalação de exaustores
Não vamos falar sobre como montar um exaustor, isso deve ser descrito em detalhes nas instruções. Lembraremos apenas que é necessário observar rigorosamente a altura indicada de sua colocação em relação ao balcão. Observamos também que o uso do exaustor no modo de recirculação (sem remoção de ar), juntamente com um filtro de carbono, irá purificar o ar de apenas uma parte das partículas de aerossol, principalmente as gorduras. Os produtos da combustão de gás permanecerão na sala. Além disso, o filtro de carvão que custa uma certa quantia de dinheiro rapidamente fica obstruído e requer substituição.
Vamos citar os principais recursos que devem ser considerados ao selecionar e conectar o exaustor:
- O ventilador para extração na cozinha, bem como o ventilador doméstico instalado no canal, também podem ter um projeto axial ou centrífugo. Capuzes caros, nos quais ventiladores centrífugos são usados, são bons para remover ar através de um canal vertical, as perdas no desempenho são toleráveis.
Em capots baratos, os ventiladores axiais são frequentemente instalados, eles são ineficazes quando conectados a um canal vertical. Um trabalho completo de extração com um ventilador axial é alcançado somente quando o ar é exaurido através de um canal horizontal curto através da parede externa.
- Ao conectar o exaustor ao canal vertical de ventilação natural, recomenda-se que a válvula de retenção, se houver, seja removida. No canal horizontal, a válvula é obrigatória na saída para o exterior. É melhor deixá-lo no capô.
- A seção do duto de ventilação não deve ser menor que a seção da saída do exaustor. É possível mudar de tubos redondos para retangulares, o principal é não estreitar a seção transversal.
- Ao conectar o exaustor a um duto vertical, ele não deve interferir com o funcionamento normal da ventilação natural. By the way, muito deste requisito não é levado em conta e, infelizmente, a maioria dos capuzes em nossas casas estão instalados incorretamente. A questão de como conectar corretamente o exaustor à ventilação da cozinha, dedicaremos a próxima seção.
Como conectar corretamente o tubo do exaustor ao duto de ventilação natural
A partir da saída do exaustor, precisamos esticar o tubo da seção apropriada e inseri-lo no orifício na parede que leva ao canal vertical do sistema de ventilação natural. Na prática, isso é feito de diferentes maneiras:
Às vezes, apenas um tubo que alimenta o ar do exaustor é conectado ao canal vertical, fechando completamente a abertura da sala. Faça isso categoricamente impossível, porque o trabalho de ventilação natural será quebrado.
Muitos vendedores de materiais de construção e finalistas recomendam conectar o exaustor ao sistema de ventilação natural através de uma placa adaptadora com dois furos. Um deles é projetado para conectar o capô, o segundo abre a partir do canal para a sala. Parece que o capô foi fornecido e a ventilação natural foi preservada. Na verdade, isso não é verdade. Em primeiro lugar, quando o extrator está operando, quase todo o ar que está sendo removido é devolvido à sala. É muito mais fácil para ele voltar por um buraco próximo do que subir pelo canal.
Em segundo lugar, a seção do furo para o desenho natural diminui, se não for especificamente expandida. A conexão por meio de um adaptador de dois orifícios é comum, mas consideramos incorreto devido à baixa eficiência.
Para garantir que a ventilação natural e forçada do exaustor funcione plenamente, é necessário atender a dois requisitos:
- No momento em que o extrator estiver operando, a segunda abertura deve ser fechada para que o ar de exaustão não seja jogado de volta para a sala.
- A seção transversal total dos furos da grade para ventilação natural não deve ser menor que a seção transversal do canal vertical.
Isto pode ser conseguido aumentando a área da grade de ventilação natural e instalando uma válvula de retenção atrás dela para que ela feche depois que o capô for ligado. A válvula deve ser instalada de tal maneira que o fluxo de ar do propulsor do capô a feche, e quando a capa é desligada, a válvula se abre automaticamente.
Discutiremos ainda como escolher e instalar uma válvula.
Como escolher e instalar uma válvula de retenção de ar ao conectar o exaustor ao duto
Para os nossos propósitos, apenas um dos muitos tipos de válvulas de ventilação é adequado: sem acionamento, sem mola, com um amortecedor que não seja segmentado e deslocado em relação ao centro de simetria pelo eixo de sua rotação.
Depois de termos escolhido e adquirido a válvula, teremos que mexer com a sua instalação na posição desejada. No modo normal, a válvula de ar deve funcionar da seguinte maneira: não há movimento de ar – o amortecedor está fechado, o fluxo de ar o abre. Precisamos obter o resultado oposto: enquanto o extrator não funciona, a válvula deve estar totalmente aberta. Quando o capô é ligado, o suporte aéreo do interior do duto deve fechá-lo. O movimento natural de ar relativamente fraco da sala para o canal não deve afetar o funcionamento da válvula.
Na posição normal, uma válvula similar no canal horizontal é posicionada de tal forma que o eixo da aba fique localizado horizontalmente, e o segmento maior (e mais pesado) o segmento do obturador “olhe” para baixo. Neste caso, a válvula, se não houver pressão de ar, será fechada. Precisamos alcançar o oposto, a válvula deve estar aberta. Isto pode ser conseguido de duas maneiras:
- Instale a válvula horizontalmente de tal forma que o eixo de fixação seja girado em um ângulo de 5-60º em relação à vertical, com uma área maior da aba na parte superior. O ângulo de inclinação no qual a aba estará totalmente aberta quando a capa não estiver esgotada, terá que ser selecionado experimentalmente. O esforço para atrair a aba e fechar a válvula deve ser suficiente, uma capa de baixa potência não pode fornecê-lo.
- O eixo da válvula localiza-se estritamente verticalmente, mas a válvula ligeiramente (aproximadamente 5 °) inclinou-se para a entrada ao canal da ventilação natural. O segmento maior do retalho deve “olhar” em direção ao canal. Nesse caso, ele será maior e o amortecedor se abrirá sob seu próprio peso, à medida que as portas curvas se abrirem. A força necessária para fechar a válvula será pequena, você pode usar um capuz de qualquer poder.
A partir do próximo vídeo, você aprenderá como usar uma válvula de ar reverso para conectar o exaustor ao canal vertical existente, garantindo seu desempenho máximo e não violando a ventilação natural:
Sistemas de ventilação compulsória centralizada
Vale a pena mencionar sobre sistemas de ventilação centralizados. Em edifícios de escritórios e complexos hoteleiros, eles geralmente organizam um único sistema de ventilação que atende a todas as instalações do edifício. No alojamento, por via de regra, a ventilação combina-se dentro de um apartamento ou uma casa privada.
Ventilação forçada centralizada pode ser exaustão, exaustão de insumo e exaustão de insumo com recuperação de calor. Estamos convencidos de que apenas a última opção é adequada para o clima frio doméstico.
O sistema de abastecimento e exaustão com recuperação de calor não é dispendioso, mas dá um retorno real na forma de economizar custos de aquecimento e um microclima favorável. Variantes sem recuperação a custos mais baixos em nosso clima frio são ineficazes.
No sistema de alimentação e exaustão, o ar é removido das instalações “sujas” e levado para as salas “limpas” por meio de um sistema de dutos de ventilação. O ar fresco e o ar fresco “se encontram” no recuperador, onde a energia térmica do ar aquecido removido é transferida para o frio, recebida da rua. Ao mesmo tempo, os fluxos de ar não são misturados.
Sistema de ventilação corretamente projetado e instalado com recuperação de calor fornece transmissão de até 90% da energia térmica do ar quente para o frio, o que permite reduzir significativamente o custo de aquecimento e fornecer espaço aéreo com temperatura confortável.
Sistemas de ventilação recuperadores de abastecimento e exaustão são mais adequados para casas modernas de economia de energia. Nos países escandinavos, este tipo de ventilação é obrigatório para os edifícios em construção há mais de um ano, substituindo o extrato natural.
Sistemas de ventilação centralizada são problemáticos para combinar com fogões a gás. Para um fogão a gás, você ainda precisa fazer a ventilação natural da sala ou instalar um complexo automático de emergência. Adequadamente para combinar dois sistemas de ventilação diferentes (com um escape – três) em um quarto é complicado. O fogão elétrico não cria tais problemas.
Dispositivos de ventilação forçada local (ventiladores de ambiente)
Dispositivos locais de ventilação com recuperação de calor (aeração ambiente) também merecem ser mencionados. O princípio de operação é semelhante aos sistemas centrais: o ar de entrada aquece o ar de entrada. O ventilador ventila em uma sala separada.
É mais barato equipar uma casa ou apartamento com ventilação forçada local com recuperação de calor do que instalar um sistema centralizado. E o nível do conforto recebido não é muito menor.
Ventilação local com recuperação é muito boa para salas de estar. Não interfira com o ventilador na cozinha, mas ainda de ventilação natural e um capô poderoso, retirado horizontalmente na parede, será mais útil. Ao escolher dispositivos locais de ventilação, deve-se dar preferência aos modelos em que o volume de ar fornecido excede o volume do ar ventilado.
Que tipo de ventilação escolher para a cozinha da casa e apartamento
Aqueles que construir uma casa de campo sólido ou equipa apartamento elite, construindo tecnologia de construção com eficiência energética “casa passiva”, vale a pena prestar atenção à estrada, mas um sistema confortável e custo-eficaz de ventilação forçada com recuperação de calor. Na cozinha deve ser instalado um capô potente com uma tomada de parede, o fogão é melhor (e mais saudável) para usar elétrica. Se houver uma caldeira a gás na casa, a sala onde está instalada deve estar equipada com um extrator natural e um suprimento de ar autônomo.
Para aqueles que estão construindo sua própria casa é mais modesto e limitado no orçamento, aconselhamos necessariamente fornecer canais verticais de ventilação natural na cozinha, casas de banho, combustão, banheira, sala da casa e corredor se houver seca roupas.
Ventilação em uma casa particular na cozinha deve ser complementada com um capuz acima do fogão com um duto separado. É melhor remover o duto para remover o ar do capuz, não para o telhado, mas através da parede externa para a rua. No exterior é necessário colocar uma válvula de retenção, o que impede a penetração de ar frio no interior. O ventilador no duto de ventilação natural deve ser colocado no vaso sanitário e no banheiro, na cozinha, se houver um extrato, não há necessidade particular.
Para o apartamento, recomendamos uma opção semelhante: ventilação natural (há um padrão), um bom capô acima do fogão, um ventilador no banheiro. É aconselhável remover o capuz através da parede, se não for possível – de acordo com o esquema descrito acima com uma válvula de retenção. Um ventilador de cozinha adicional, em nossa opinião, não é necessário.
Por fim, lembramos novamente que os exaustores e exaustores devidamente selecionados e instalados na cozinha aumentarão o conforto, mas não substituirão o sistema de ventilação natural. Uma conexão errada do capô não só não pode melhorar, mas também piorar significativamente o funcionamento da ventilação. Recomendamos a ventilação das instalações para prestar especial atenção, para confiar em seu design e instalação, a conexão do capô para mestres competentes.