Manter as conchas do mar como um lembrete de dias despreocupados na praia é melhor na forma de itens de interiores, enfeites e lembranças. Afinal, eles são tão bonitos, completamente livres, naturais e duráveis. Neste material, você encontrará 50 fotos inspiradoras, 8 ideias e mais aulas-mestre passo-a-passo sobre como fazer artesanato feito de conchas com as próprias mãos para iniciantes.
Instruções básicas para preparação de conchas
Limpeza
Antes de começar a fazer artesanato a partir de conchas, eles precisam estar devidamente preparados.
- Se os reservatórios “mortos” e moluscos permanece neles não permanece, então eles devem ser embebido numa solução de água com cloro e quaisquer meios (por exemplo, lixívia, “pato”, etc.) em razão 1: 1 em 30 minutos. Se as conchas estiverem muito sujas, ou se você quiser remover a camada externa escura (perióstraco), em seguida, mergulhe-os por mais tempo. Após a imersão, limpe as conchas com uma escova e enxágüe com água limpa.
- Se o shell “ao vivo”, ou seja, têm os restos de moluscos (embora morto há muito tempo) e têm um odor desagradável, eles devem ser cuidadosamente limpos. Para esta conchas inferiores em água a ferver durante 5 minutos, e em seguida remover os restos de marisco usando pinças, tesouras, unhas, etc. Há um segundo método :. Aquecer as conchas no micro-ondas durante 30 segundos, em seguida, remover a pinça mantém-se. Em caso de falha, continue a aquecer os dissipadores no forno de microondas, verificando o resultado a cada 10 segundos. Quando todos os restos são removidos, trate as cápsulas com um agente contendo cloro de acordo com a primeira instrução.
Após o processamento, inspecione as conchas quanto a aparas e, se disponível, triture-as com uma barra de moagem, disco ou lixa. Se desejar, você pode dar-lhes brilho com um verniz transparente ou móveis, bem como com óleo ou creme oleoso. A verdade neste caso, antes de processar as conchas com cola, o local de colagem terá que ser adicionalmente desengordurado com álcool.
Furos de perfuração
Para fazer alguns tipos de artesanato a partir de conchas (por exemplo, música de vento, guirlandas, miçangas, pulseiras e outras jóias), eles precisam fazer um furo. Esta tarefa é bastante simples, a dificuldade é apenas que as conchas podem rachar ou esfoliar no local de perfuração.
- Portanto, lembre-se da regra principal: quanto mais fina a concha, menos ela deve ter um furo e, consequentemente, o fio / acessórios da decoração.
Existem duas maneiras de fazer aberturas nos shells – manuais e automatizadas.
Método 1 Escolha uma furadeira para uma furadeira, chave de fenda ou retífica reta com um diâmetro de 0,8 – 2 mm. Coloque a casca em uma placa de madeira ou de plástico e cole-a com fita de tinta. Faça um furo diretamente sobre o uísque – ele não permitirá que a casca se parta ou esfolie.
Método 2. Se você não tiver uma chave de fenda ou uma furadeira, você pode fazer um buraco na pia com um pino e um martelo. Para fazer isso, primeiro cole a casca com uma fita de tinta, coloque uma etiqueta no interior da casca, depois coloque o parafuso prisioneiro e bata suavemente com um martelo várias vezes para fazer a abertura. Em seguida, alargue o orifício movendo o mesmo prego para dentro e para trás até alcançar o diâmetro desejado.
Se você não tiver um prego ou um martelo na mão, use uma agulha comum, uma tesoura de unha ou uma faca e “perfure” o orifício manualmente. O resultado aparecerá em cerca de 10 minutos.
Ideia 1. Quadros, molduras e molduras de embutir
As conchas podem ser decoradas com uma moldura de um espelho, uma foto ou uma moldura fotográfica. Exemplos de tais artefatos são apresentados na próxima compilação (vire a foto para a direita).
Hoje sugerimos que você decorar a moldura do espelho para o espelho, mas pelo mesmo princípio você pode decorar qualquer moldura ou moldura.
Materiais:
- Conchas de pequeno, médio e grande porte e, se desejar, decorações adicionais (por exemplo, estrelas do mar, pérolas, figuras de patins, etc.).
- Uma pistola de cola e vários bastões de cola ou um adesivo epóxi transparente.
- Jornal ou qualquer papel desnecessário para proteger o espelho da cola.
- Pintura ou scotch usual.
Instrução:
1º passo Proteja o espelho com papel, fixando-o com fita de tinta. Nesta fase, o quadro pode ser pintado se a sua aparência original não combina com você.
Etapa 2 Ordene as conchas em tamanho para facilitar a criação de uma futura composição.
Etapa 3 Primeiro, cole a primeira fileira de conchas pequenas ou médias (aproximadamente do mesmo tamanho) ao redor do espelho.
Etapa 4 Agora comece a colar as maiores conchas. Antes, você pode jogar com as opções de layout e escolher a melhor opção. Se você usar cola epóxi, depois de todas as partes terem sido coladas, deixe a moldura secar durante a noite.
5º passo Preencha as lacunas entre as grandes conchas, pequenas e médias conchas.
Idéia 2. Domine o painel do dia dos namorados
A partir da coleção de conchas de diferentes formas e tamanhos, você pode fazer um painel na forma de um dia dos namorados. No entanto, você pode cortar em papelão / compensado qualquer outra forma, digamos, do mesmo cavalo-marinho ou letra.
Materiais:
- Adesivo-pistola ou qualquer adesivo de forte aderência;
- Colecção de conchas de rio e mar;
- Cartão;
- Tesoura;
- Twine
Instrução:
1º passo Recorte a base de papelão do painel em forma de coração.
Etapa 2 Com uma faca ou um furador, faça dois furos para o barbante.
Etapa 3 Comece a colar as conchas, tentando deixar entre elas os espaços mínimos. Abra os orifícios do ilhó.
Etapa 4 Corte o fio do comprimento desejado, enrosque as duas extremidades da corda nos orifícios na parte de baixo do painel e amarre-o em dois nódulos.
No próximo vídeo você pode ver uma master class visual sobre como fazer artesanato feito de conchas com suas próprias mãos na forma de um painel de dia dos namorados.
Abaixo estão outras idéias para criar uma concha de conchas.
Idéia 3. “Nós escrevemos” uma pintura sobre tela
E aqui está outra ideia de criar um artesanato de parede feito de conchas.
Materiais:
- Lona em uma maca;
- Conchas;
- Adesivo-pistola ou outro adesivo de forte adesão, por exemplo, “Momento”;
- Um modelo ou estêncil do padrão desejado, impresso em papel;
- Tinta acrílica para criação de plano de fundo (opcional);
- Pincel (não é necessário).
Instrução:
- Se você quiser repetir a ideia de pintar essa master class, primeiro crie um background para a composição das shells. Para fazer isso, use um pincel e uma tinta acrílica da cor desejada. Aguarde o fundo secar e prossiga para o próximo passo.
- Fixe o modelo ou estêncil na tela com a ajuda de uma fita de tinta e, em seguida, circule seus contornos com um lápis.
- Comece a colar as conchas na imagem, sem ir além de seus limites.
Idéia 4. Fazemos velas para mini castiçais
Conchas estão praticamente prontos castiçais em miniatura, que estão apenas esperando para ser complementado com parafina e pavio. As velas resultantes que você pode usar para a configuração de tabela, um piquenique romântico ou apenas para decorar o interior.
Materiais:
- Mar ou grandes conchas;
- Pequenas velas redondas em latas;
- Água e panela para banho-maria;
- Cola PVA ou fita adesiva dupla face.
Instrução:
1º passo Retire a vela do recipiente de lata e, em seguida, retire a mecha, puxando a base de metal na parte inferior da vela (ver foto). Separe as mechas e devolva as velas para os moldes.
Etapa 2 Cada pavio é colado em uma fita adesiva dupla face ou cola PVA no centro da casca.
Etapa 3 Agora precisamos derreter a parafina para um estado completamente líquido. Existem três maneiras de fazer isso:
- Leve a água em uma panela para ferver, em seguida, solte o fogo para impedir a água de ferver e abaixe os moldes para ele.
- Coloque as velas no fogão, aquecidas ao mínimo calor, e certifique-se de que a parafina não queime.
- Pré-aqueça a parafina com um secador de cabelos.
Etapa 4 Uma vez que a parafina tenha derretido, remova os moldes do fogo e preencha as conchas. É melhor usar para isso algum tipo de pinça ou um par de palitos chineses. Não se esqueça de primeiro proteger a superfície da mesa com um jornal.
- Se as conchas são muito instáveis e você tem medo de que a parafina congele irregularmente, é melhor espalhar as velas nas células de empacotamento dos ovos ou fixar, por exemplo, uma argila macia que não deixa vestígios.
Após cerca de 20 minutos, a parafina irá solidificar completamente, e você poderá apreciar a luz das velas das conchas.
Idéia 5. Fazendo a topiaria em um estilo marinho
Topiaria é uma pequena decoração na forma de uma árvore em uma panela. Você pode aprender os princípios de fabricação da topiaria de cockleshells com as mãos em nossa master class ou na próxima aula em vídeo.
E nesta coleção de fotos você pode obter idéias para decorar a topiaria de conchas com suas próprias mãos de uma forma redonda tradicional ou na forma de uma árvore de Natal.
Idéia 6. Domine a flor de castiçal
Se você tem conchas suficientes de moluscos bivalves, então você pode torná-los lindos castiçais em forma de flores.
Hoje propomos fazer aqui um trabalho tão estranho a partir de conchas de mexilhões.
Materiais:
- Conchas de moluscos bivalves;
- Qualquer base redonda de pequeno diâmetro;
- Adesivo-pistola;
- Cola PVA (não necessariamente);
- Glitter (não necessariamente).
Instrução:
1º passo Prepare conchas marinhas – lave-as com sabão, remova os restos de matéria orgânica e, se desejar, branqueie-as com agentes que contenham cloro (ver instruções no início do artigo).
Etapa 2 Pinte a base redonda do castiçal em qualquer cor neutra, por exemplo, branco.
Etapa 3 Enquanto o substrato seca, ordene o seu conjunto de dissipadores pelo tamanho.
Etapa 4 Comece a colar 1 fileira de conchas nas laterais da base com um adesivo térmico.
5º passo Quando a primeira linha estiver um pouco seca, prossiga para criar uma segunda linha, colocando cada nova volta sobreposta à anterior e de modo que fique entre as duas camadas da primeira linha. Como resultado, você formará o layout das camadas de duas linhas em uma ordem escalonada, como mostrado na foto.
6º passo A terceira e todas as linhas subseqüentes são coladas no mesmo princípio, mas não na base, mas nas juntas das camadas da linha anterior (o local está marcado com uma seta na foto abaixo).
Etapa 7 Quando você cola a última linha, examine o castiçal e adicione mais uma ou duas linhas onde parece ser necessário.
8º passo Viva, o candelabro feito de conchas está pronto! Se desejar, você também pode decorá-lo com lantejoulas. Para isso, você precisa fazer o seguinte:
- Manuseie as cascas com cola PVA dentro ou ao redor das bordas.
- Generosamente polvilhe sobre as lantejoulas feitas à mão, deixe a cola secar e, em seguida, retire o excesso.
Veja também: Flores de fitas com as próprias mãos – 6 master classes para iniciantes.
Idéia 7. Crie Música do Vento
As conchas são o material ideal para fazer música de vento, porque o “carrilhão” de tais sinos do mar é muito agradável de ouvido.
Materiais:
- Twine, linha de pesca ou qualquer segmento.
- Um ramo ou uma vara de madeira.
- Tesoura
- Pistola de cola quente ou uma ferramenta para a perfuração de pequenos furos (broca com uma broca de 2 mm ou apenas uma agulha e uma tesoura de unha).
- Conchas.
Instrução:
1º passo Se você quiser que as camadas sejam amarradas aos fios, faça primeiro os furos (veja as instruções básicas no início do artigo). Se você não tiver uma ferramenta e estiver satisfeito com o método de fixação do adesivo, prossiga imediatamente para a próxima etapa.
Etapa 2 Para o fio amarrar o fio, como mostrado na foto, medir cerca de 7 cm de comprimento e cortar o excesso.
- Se você usar pias com furos, então o fio deve ser cortado de uma vez com o comprimento desejado, com uma reserva para os nódulos.
Etapa 3 Cole a casca ao fio com uma gota de cola térmica. Em seguida, prenda outro fio de 7 cm na outra extremidade da pia. Continue até que esteja satisfeito com o comprimento da primeira linha.
- Conchas com furos podem ser amarradas a um fio de pelo menos duas maneiras: amarrando os nós ao redor dos buracos ou sob eles (o nó deve ser maior que o buraco).
Etapa 4 Continue a pendurar tópicos com conchas no número desejado. Nesse caso, você pode jogar com o comprimento das linhas para formar, digamos, um arco ou uma escada. Neste caso, a música do vento alterna cordas curtas e longas.
5º passo Quando o produto estiver pronto, amarre outro pedaço de fio nas duas extremidades do galho.
De acordo com os princípios desta master class, mas substituindo o ramo por molduras de bordar ou adicionando conchas com estrelas do mar, miçangas, penas e outras decorações, você pode criar desenhos mais bizarros de música de vento.
Idéia 8. Nós fazemos uma pulseira de uma concha de cauri
Se você tiver pelo menos uma concha de kauri, então você pode fazer uma pulseira com um boho para o seu braço ou perna. Todos os acessórios para esta decoração você pode comprar em lojas para costura ou em grandes lojas de costura.
Materiais:
- Uma concha de cauri;
- 1 m de renda de seda;
- Meia meada de uma mulina de cor contrastante;
- Contas (nesta classe de mestre contas de cobre são usadas a partir de uma pulseira antiga);
- Um par de terminais de crimpagem com laços (projetados para cabos e fabricação de braceletes);
- Fecho para jóias (na forma de um anel ou carabina);
- Anel para fixação (destacável);
- Tesoura;
- Alicate de ponta chata.
Instrução:
1º passo Perfure duas extremidades do cowry ao longo de um pequeno buraco (veja as instruções básicas no início do artigo).
Etapa 2 Corte aproximadamente 15 cm do novelo de renda de seda e deixe de lado esta peça por um tempo.
Etapa 3 Passe o laço de seda pela metade do comprimento através de um furo na concha e amarre o nó.
Etapa 4 Passe a outra extremidade do cordão pelo meio da concha e amarre o nó no segundo furo.
5º passo Cortar alguns fios de mulina, recolhê-los e dobrar o pacote resultante em torno do laço de seda ao lado da concha, como mostrado na foto.
6º passo Pegue um pequeno pedaço de renda, enrole-o bem no topo dos fios dobrados da mulina, dê um nó e corte o excesso. Você vai pegar um pincel. Lave-a e, se necessário, apare com uma tesoura.
Etapa 7 Comece a amarrar as contas em ambas as extremidades da pulseira. Depois que o comprimento desejado for alcançado, dobre as extremidades dos cabos ao meio e empurre as pontas resultantes nos terminais de crimpagem.
8º passo Use o alicate para prender as peças finais nas extremidades da pulseira e, em seguida, corte o cordão em excesso.
9º passo Com a ajuda de alicates, prenda um anel a uma ponta e à outra – um fecho. Sua pulseira da concha está pronta!